Shada
Suma de Letras
No momento em que eu escrevo esse post, o livro está em promoção na Livraria da Folha. Mas, se a promoção já tiver acabado quando você estiver lendo, pode procurar também na Saraiva, Amazon e na Livraria Cultura.
Segundo a Amazon, eu adquiri esse livro em 12 de março de 2016.
Onde se situa: Shada deveria ser o arco final da temporada 17 da série clássica, mas o combo inflação e greve impediu que as gravações continuassem. O que já estava gravado foi usado posteriormente em duas situações: no especial de 20 anos, The Five(ish) Doctors
Shada também foi adaptado pela Big Finish para a celebração dos 40 anos, em 2003, só que dessa vez com o 8th Doctor e em animação.
Mas vamos ao que interessa...
Você abre o livro e o primeiro parágrafo é o seguinte: Aos 5 anos, Skagra concluiu sem sombra de dúvidas que Deus não existia. A maioria das pessoas que chegam a tal constatação reage de uma das seguintes formas - com alívio ou com desespero. Somente Skagra reagiu pensando: "Peraí. Isso significa que existe uma vaga disponível."
Qualquer livro que comece assim já me pega de jeito. Porque você já sabe que a coisa só pode melhorar daí pra frente. E melhora. Muito.
A trama é basicamente a seguinte: nosso amado 4th Doctor e nossa mais amada ainda Romana II vão visitar o Professor Chronotis em Cambridge. O Professor é um TimeLord aposentado que veio passar seus últimos dias na Terra. Acontece que na mudança de Gallifrey, o Professor levou algumas lembrancinhas, entre elas O Venerável E Ancestral Livro Das Leis De Gallifrey, que é só um dos artefatos de Rassilon
E claro que as mãos erradas que o livro não pode cair são as mãos de Skagra, aquele que quer ser Deus. Segundo ele o livro possui as coordenadas para encontrar Shada, a prisão de segurança máxima de Gallifrey. Ele quer encontrar Salyavin, considerado o preso mais perigoso do lugar.
Acontece que o livro cai nas mãos de um dos alunos do Professor Chronotis, o paspalho Chris, apaixonado pela amiga Claire. Quando os dois decidem analisar aquele livro estranho, percebem que há alguma coisa errada. De volta aos aposentos do Professor, Chris descobre que o quarto não é bem um quarto e acaba se envolvendo na maior confusão de sua vida.
A história tem bem o ritmo dos anos 80: correria, reviravoltas e as tiradas inteligentes de Douglas Adams. Curiosidade: os rascunhos de Shada deram origem ao personagem Dirk Gently e sua agência de investigações holística.
A adaptação para o livro ficou a cargo de Gareth Roberts, velho conhecido dos fãs, autor de The Shakespeare Code (10th/Martha), The Unicorn And The Wasp (10th/Donna - o episódio da Agatha Christie) e The Caretaker (12th/Clara).
Um daqueles livros que servem de introdução à série clássica pra quem não viu, e que pode ser lido por quem não conhece Doctor Who. Sci-fi de primeira qualidade!
Comentários
Postar um comentário