Pular para o conteúdo principal

Night Of The Humans




Night Of The Humans
BBC Books

Você encontra na Amazon, físico ou ebook - porém o livro nunca foi traduzido para o português.

Onde se situa: no começo das aventuras do 11th Doctor com a Amy, logo ali depois de The Time Of The Angels.

Esse é o Gyre - o ambiente mais hostil de toda a galáxia. Duzentos e cinquenta mil anos de lixo flutuando no espaço sideral, lar dos restos da nave Situun, dos carnívoros Sollogs e o pior de tudo - dos humanos. 

O Doutor e Amy chegam nesse terrível mundo no meio de uma guerra sem fronteiras entre os Sittuun e os Humanos, e o relógio está correndo: há um cometa no céu, e em rota de colisão com o Gyre. 

Quando o Doutor é sequestrado, cabem a Amy e ao "mais famoso espadachim da galáxia" Dirk Slipstream salvar o dia. Mas quem é Slipstream exatamente? E o que ele está realmente fazendo lá?


Engraçado como eu gosto mais do 11th nos livros do que na TV. A limitação de tempo prejudica muito os plots do Moffat - mas isso é assunto pra outro post.
O autor, David Llewellyn, é velho conhecido da turma que curte Big Finish, já que ele é autor de áudios de Torchwood, do War Doctor e da série Bernice Summerfield, entre outros. Talvez por isso o ritmo desse livro seja mais frenético, o que te impede de largar o livro.

O sensor de treta da Tardis manda o Doutor e Amy para o Gyre, que é um planeta formado única e exclusivamente de lixo espacial. E foi no Gyre que caiu a nave dos Sittuun - um povo alien colonizado por árabes (o que explica os nomes dos personagens). O objetivo dos Sittuun era explodir uma nanobomba e apagar o Gyre do mapa, antes que um cometa se choque com o ele e os estilhaços destruam os planetas ao redor. 
No Gyre vivem ainda os Solloghs, seres mutantes que vivem nos dejetos químicos, e os Humanos. E não dá pra saber quem é mais assustador.

Plot básico de divisão de equipes: enquanto Amy é resgatada pelos Sittuun, o Doutor acaba feito refém pelos Humanos - descendentes dos tripulantes de um navio cargueiro que se chocou com o Gyre centenas de anos antes e que eles acreditam que tenha vindo da Terra. Quando o Doutor descobre a verdade sobre quem são os Humanos, é chamado de blasfemador e e sentenciado à morte.
De outro lado, Amy e o Situum Charlie encontram Dirk Slipstream, que pousou no Gyre respondendo ao pedido de socorro da nave Situun. Amigues, nenhum personagem chamado Dirk Slipstream pode ter bom caráter: ele não passa de um pilantra, que está atrás de algo chamado Mymon Key, um objeto que colocaria em risco as forças do universo. E ainda tem mais uma coisa: esta não é a primeira vez que os caminhos de Dirk Slipstream e do Doutor se cruzam...

Meus amigues, quando esse Dirk começa a falar que conhece o Doutor, mas você nunca ouviu falar no personagem antes, o que você faz? Isso mesmo: joga no Google. E o que você recebe de resposta? Isso mesmo: Night Of The Humans! A primeira e única vez que o personagem aparece é justamente nesse livro. Aí você aceita que Doctor Who é aquela coisa wibbly wobbly e segue em frente.
Mas como sempre tem um Sherlock Holmes no whoworld... Dirk diz no livro que ficou preso (por culpa do Doutor) em Volag-Nog, planeta que é citado em The Infinite Quest, um desenho animado do 10th Doctor com a Martha e que se passa na time frame da 3a temporada.

Quando me pedem uma recomendação de livro de Doctor Who além daqueles que já foram traduzidos eu sempre indico esse. É top 5 dos que eu já li até agora e que eu, vergonhosamente ainda não postei aqui. Tem um ritmo eletrizante - justamente porque, a cada capítulo, o cometa está cada vez mais próximo - personagens bem desenvolvidos e o plot dos Humanos é daqueles que põe a gente pra pensar. Se fosse na TV, mereceria um two-parter fácil.

Se você lê em inglês, se jogue. Se você tem preguiça de ler, existe a versão audiobook, lida pelo Arthur Rory Williams Darvill.





Comentários